Os personagens retratam realmente a cultura brasileira, e que infelizmente no século em que vivemos existem pessoas que vivem desta forma, mulheres que são subordinadas ao ridículo, submissas ao marido, dependentes e limitadas aos afazeres domésticos, que são violentadas e não tem coragem de denunciar seus agressores. A falta de conhecimento de seus direitos é uma das causas de se sentirem oprimidas. Comparando a forma de tratamento da mulher daquela época com o mundo em que estamos, houve uma grande evolução. Mas, precisamos de muito mais.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
DESMUNDO - O FILME
Os personagens retratam realmente a cultura brasileira, e que infelizmente no século em que vivemos existem pessoas que vivem desta forma, mulheres que são subordinadas ao ridículo, submissas ao marido, dependentes e limitadas aos afazeres domésticos, que são violentadas e não tem coragem de denunciar seus agressores. A falta de conhecimento de seus direitos é uma das causas de se sentirem oprimidas. Comparando a forma de tratamento da mulher daquela época com o mundo em que estamos, houve uma grande evolução. Mas, precisamos de muito mais.
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 15:21 |
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
11.09.2008 -19º ENCONTRO - MUDANÇA LINGUÍSTICA X VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 15:00 |
04.09.2008 - 18º Encontro - Feira do Livro
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 15:00 |
28.08.2008 - 17º Encontro - Sonhos
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 15:00 |
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
14.08 16º ENCONTRO - CEM 02 OS CONTADORES DE PIADAS
O encontro começou com uma dinâmica muito linda e criativa. Os cursitas tiveram um momento de inspiração, pudemos desenhar e escrevar a respeito de um colega através do cartão. Foi maravilhoso, pois revelou o quanto todos são especiais.
Continuando a nossa programação para aquele lindo dia. Fomos convidados a fazer uma leitura compartilhada do texto "Os contadores de Piada" Prata.
O momento de socialização foi com a nossa tutora Lenita, que nos trouxe um texto sem título. A leitura foi feita e uma dúvida, de quem e de que a autora falava, ficamos na discussão e para nossa surpresa.... A autora falava do SONO.
O nosso objetivo era analisar os textos humorísticos e fazer uma atividade com os gêneros textuais.
Trabalhar com textos humorísticos em sala de aula é bastante válido, pois atrai o interesse do aluno para a aula, refleti sobre os problemas sociais e chama a atenção para os aspectos linguísticos que ajudam a provocar o efeito do humor. Podemos trabalhar de várias maneiras com o texto humorísticos, basta o professor ter a criatividade de planejar uma aula diferenciada para que os alunos sejam motivados e participantes . Na verdade o humor cria um ambiente propício para o desenvolvimento do aprendizado e da criatividade. Com brincadeiras e risos , o aprendizado fica mais fácil, menos cansativo e até mesmo mais fácil de memorizar.
Para finalizar o nosso encontro tivemos algumas apresentações sobre os gêneros textuais. Sugestões trazidas pela professora Lenita.
-Atividade Teatral - Grupo: Maristela, Hélio, Marluce, Luciana e Cristina
- Atividade Horóscopo - Grupo: Ana Paula, Gina, Fernanda, Rosa
Perdão!! Não lembro dos outros grupos. Perdão, Perdão!!!!
Foi isso pessoal.
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 16:18 |
07.08 - Discussão da Matriz Curricular 15º ENCONTRO
Fomos ao Médio 03 afim de discutir sobre a reformulação da Matriz curricular para o ano de 2009, para a surpresa de todos não tínhamos o material para a discussão, o mesmo foi mandado via e-mail para todas as escolas e que por sua vez não foi repassado para os professores. Marcaram outro encontro e com tarefas para serem realizadas.
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 16:12 |
31.07.08 - 14 Encontro
O nosso encontro começou com uma leitura compartilhada do texto de Fidêncio Braga, "Nois mudemo"
O texto trabalha a variação linguística de um jovem, que ao mudar para a cidade se sente ridicularizado, após uma correção feita pela professora, "Não se diz "nois mudemo", menino!". Depois desse episódio o menino nunca mais apareceu na escola, mas a professora foi atrás para saber o que havia acontecido e percebeu a grande burrada que cometeu. Pois é, como essa professora existem várias pelo mundo afora. Reprimir, cobrar e oprimir nossos alunos não é o certo e sim rever nossas atitudes enquanto educadoras. Todos têm uma língua materna que precisa ser valorizada e não repudiada.
Após está agradável leitura passamos ao Gêneros e tipos textuais.
Fizemos uma breve explanação a respeito de Gêneros e tipos textuais:
Já os tipos textuais serão aqueles que são definidos pela natureza linguística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo}. Como podemos perceber, os tipos textuais abrangem algumas categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 14:07 |
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
26/06 - Ortografia 12º Encontro
Depois do questionamento da história, passamos para um ditado, eu fiquei muito confusa:
A fatiba vebo podabi;
Maria linfou o jamoso peixaral;
O circunchento ortecujou a Jimaia.
Conclui com esta dinâmica que temos dificuldades ao escrever as palavras que não conhecemos, é como se tivessemos um conjunto de palavras internalizados e essas não fizessem parte do conjunto. Também me fez refletir muito em relação aos comandos passados para os discentes. A escrita fica difícil quando não sabemos a pronúncia correta da palavra.
Fizemos várias reflexões à respeito da Ortografia que me fez repensar na minha didática em sala de aula, erros que sem perceber cometia. No texto , "Uma reflexão sobre as normas ortográficas", fala sobre os erros frequentes que certamente, serão corrigidos - pelo menos da minha parte. O texto também descreve as dificuldades regulares e irregulares, quando, onde, o que corrigir e como corrigir as grafias das crianças. Por sabermos que todas as pronúncias são válidas, baseando no fato de que cada região tem o seu modo de pronunciar, concluo que a correção ortográfica é de extrema importância para a sociedade, sem ela seria impossível haver uma comunicação entre estados. A criança aos poucos vai aprendendo o funcionamento da escrita e as normas ortográficas, mas para isso é preciso que o professor desenvolva um bom trabalho, para então o aluno perceber que em alguns momentos a regra será precisa e em outros apenas a memorização terá o seu papel. Mas não fica só nisso, vale frisar que as reescritas de textos produzidos por eles é plausível, permitindo avanços no conhecimento. Vale ressaltar que temos de pensar na correção ortográfica como um objeto de reflexão e não como punição, são apenas crianças e irão evoluir gradativamente.
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 14:50 |
quarta-feira, 30 de julho de 2008
11º encontro - LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 15:35 |
segunda-feira, 28 de julho de 2008
12.06.08 - 10º ENCONTRO
Gifs Animados
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 16:26 |
sexta-feira, 25 de julho de 2008
05.06 Oficinas de Idéias 9º ENCONTRO
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 08:27 |
27.05.2008 - Encontrão de Regionais
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 07:59 |
15.05.2008 7º Encontro
Começamos com a leitura compatilhada de um texto trazido pela professora Fernanda sobre Variação Linguística. Logo após, um momento de descontração com a Dinâmica da associação de um gesto ao seu nome.
Passamos para a discussão do texto sobre Variação Linguística, o qual é narrado a história da avó do Pedro. Reflexão feita dia 15.06.08
Obs: "Tudo aquilo que é classificado tradicionalmente de "erro" tem uma explicação científica perfeitamente demonstrável. A noção de erro em língua é inaceitável dentro de uma abordagem cientifica dos fenômenos da linguagem."
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 07:18 |
terça-feira, 22 de julho de 2008
08.05.2008 - Surpresas a vista!!!!!
da linguagem humana
Status socioeconômico; grau de escolaridade; idade; origem; sexo; mercado de trabalho; rede social
Sociolingüística: É impossível falar sobre a língua sem falar sobre as pessoas que a usam
Avaliação Positiva Avaliação Negativa
Prestígio Estigma
+ Renda - renda
+ Escolaridade - Escolaridade
+ Urbano - urbano
O uso de formas alternativas não determina debilidade mental nem inteligência inferior.
Papel da escola =
- Alertar para existência do preconceito
-desconstrução de toda forma de discriminação e exclusão social
- conhecer os fenômenos sociais e politicos.
4º Grupo - Variedade Linguística é o modo característico de "Falares" de uma determinada região ou tribo (de acordo com o seu grupo social), conclui-se que a língua é um feixe de variedades, um conjunto heterogênico de modos de falar, associados aos diferentes grupos sociais, formando uma sociedade linguística. Vale comentar que essas variações linguísticas ocorrem também de acordo com a idade, grau de instrução, classe social e gênero.
"Respeitar o que o meu aluno escreve e fala, pois é a maneira dele se expressar, sua marca cultural, sua vida. " Hélio.
A tarde foi repleta de atividades, alegrias e surpresas. O nosso colega Hélio recitou para as mães presentes um lindo poema, deixando muitas mães emocionadas.
Ter Mãe
É vivenciar o céu de Deus entre os filhos na terra!
É ser rosa no transpirar, pois o seu corpo para nós é sagrado e tua presença segurança.
É ser cada ser, porque cada um de nós é um pedacinho de ti.
É ser a representação do amor que nos induz à paz, à felicidade, ao sucesso.
Deus quer que sejamos felizes e para issso deixou para todos Sua Essência Divina transplantada no manancial de pureza que chamamos e que amamos: mãe!
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 15:09 |
Poema enlatados
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 07:20 |
domingo, 20 de julho de 2008
Análise do Livro Didático - 24.04.2008
Os livros didáticos deveriam ser uma ferramenta de ajuda para o professor e de grande signifícado para os estudantes, mas em sua maioria, isso não acontece, em muitos casos vemos os professores tendo que conciliar esse material com o assunto trabalhado e até mesmo com o cotidiano do estudantes, isso se dá porque os autores utilizam textos com mensagens distantes da realidade dos seus leitores, o que não os estimulam a ler. São poucos os LD que têm cumprido o papel desejado no atual processo de ensino-aprendizagem. Aprendi que para uma aula se tornar interessante nós temos que buscar textos que despertem mais interesse nos alunos proporcionando-os possibilidade de desenvolver um pensamento mais crítico. Mas, diante de tudo isso não podemos passar para o aluno que o livro é ruim ou coisa parecida, temos que valorizar esse material, mesmo porque ele não será de todo imprestável, teremos algo aproveitável.
É isso aí. Valeu!!!!!! Ana Paula
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 13:18 |
sábado, 19 de julho de 2008
17/04/2008 - MOMENTO MARCANTE
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 14:15 |
sexta-feira, 11 de julho de 2008
2º ENCONTRO - 10/04 - Aulas Interativas.
Depois passamos para uma leitura sequenciada da música ,"Fico assim sem você", - Adriana Calcanhoto. O texto nos traz de mensagem a importância que cada um tem na vida do outro, a verdadeira amizade, ninguém vive só e nem mesmo consegue as coisas sozinhos, precisamos a cada segundo de um colaborador para trilhar a nossa vida.
Os tutores passaram a dinâmica, sendo que cada um tirou um papel com uma frase, e esta tinha que ser completada. "Eu sou a alça sem mala" "Eu sou a alça de sua mala"
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 12:16 |
quinta-feira, 26 de junho de 2008
O Encontro
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 16:13 |
segunda-feira, 23 de junho de 2008
O começo
Iniciou-se com um vídeo da FAJESU, pois a instituição não poderia deixar passar uma grande chance como essa, a de levar ao conhecimento daqueles que estavam presentes a propaganda da Faculdade. Logo em seguida, tivemos um momento cultural com o professor Alessandro, onde ele cantou a música de Oswaldo Montenegro "Rituais de Alegria" e recitou algumas de suas poesias.
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 17:02 |
domingo, 15 de junho de 2008
VARIEDADES LINGÜÍSTICAS
Com tudo isso, não podemos de deixar de lado a importância da gramática contextualizada, pois é ela que garantirá ao individuo um lugar de sucesso. Mas como fazer isso? Colocar os alunos em contato com o mundo das letras desde pequenos, será um grande passo, pois aos poucos eles transformarão sua visão de mundo e passarão a ter um novo falar, uma vez que terão que reproduzir aquilo que leram. Outros fatores inerentes que os professores devem adotar são:
Que sejam bem-vindas na sala de aula as diversas manifestações do falar, cabendo ao professor a tarefa de organizar um ambiente de troca de experiências, de respeito mútuo, de convivência saudável. Ao ouvir, ao ler, ao descobrir o outro, o aluno vai se aventurando, sem ter medo e arriscando-se a falar, a escrever, a revelar a si próprio.
Salvem, Salvem !!!
Variações Lingüísticas.
Ana Paula
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 13:21 |