sexta-feira, 11 de julho de 2008

2º ENCONTRO - 10/04 - Aulas Interativas.


O nosso tutor retomou a aula anterior com um vídeo mostrando o que aconteceu. Falou da importância dos registros em sala de aula.

Depois passamos para uma leitura sequenciada da música ,"Fico assim sem você", - Adriana Calcanhoto. O texto nos traz de mensagem a importância que cada um tem na vida do outro, a verdadeira amizade, ninguém vive só e nem mesmo consegue as coisas sozinhos, precisamos a cada segundo de um colaborador para trilhar a nossa vida.

Os tutores passaram a dinâmica, sendo que cada um tirou um papel com uma frase, e esta tinha que ser completada. "Eu sou a alça sem mala" "Eu sou a alça de sua mala"
"Eu sou uma xícara sem asa" "Eu sou a asa de sua xícara" etc.

Está dinâmica é muito interessente, pois mostra a importância de cada um.
Nós, enquanto professores temos que buscar soluções para fazer com que os nossos alunos tenham mais prazer e interesse em estudar. Como por exemplo: jogos lúdicos, textos que interajam com o seu cotidiano, imagens que levem a dupla significação, músicas do seu convívio, mesmo aquelas mais arrepiantes, (trabalhar a valorização da letra, mensagem), exercícios de ilusão de ótica. A idéia é mostrar que é possível trabalhar em sala de aula com vários textos e de várias formas, assim o alunado terá mais facilidade de interpretação de mundo, aos poucos ele vai percebendo o quanto é importante o conhecimento para sua vida. É trabalhoso, sem dúvida, mas o professor que se preze, não está preocupado no trabalho e sim na importância dele na vida do seu discente.


©2007 '' Por Elke di Barros