quarta-feira, 30 de julho de 2008

11º encontro - LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO




A tecnologia tomou conta do ser humano, sem pedir licença ela foi chegando, chegando e agora faz parte de nossas vidas, celulares de última geração, notbooks, cartões magnéticos, caixas eletrônicos, pendrives e etcs.

Letramento Digital X Ensino


A discussão deste tema foi feito em grupos:

Falou do surgimento das novas tecnologias de comunicação e que estas têm modificado a vida das pessoas. Tais surgimentos traz para a sociedade uma maneira diferente de vida, pois exigi dos cidadãos uma aprendizagem de comportamentos e raciocínios lógicos. Segundo alguns estudiosos, estamos falando de letramento digital. Apesar de estar presente em toda a sociedade, ele ainda não acontece nas escolas. O grupo também explicou a diferença entre uma pessoa que é apenas alfabetizada de uma outra que é alfabetizada e também letrada.

A pessoa alfabetizada é aquela que adquiriu conhecimentos básicos para a sua vida, não tem hábitos de leitura e escreve com pouca frequência.
Já a pessoa letrada é aquela capaz de enxergar além dos limites do código.

A nova geração, segundo Dom Tappscot , tem amadurecido muito mais rápido que a geração dos seus pais, o intercâmbio de informações na rede, proporciona aos jovens uma experiência compartilhada e com isso eles aprendem e ensinam mutuamente. Por conta deste perfil esta geração está desafiando a educação, pois os professores estão sentindo a necessidade de mudar os hábitos pedagógicos. Eles agora precisam: pesquisar; articular o conhecimento; e ser um consultor que sugere. O jeito velho de ensinar está sendo abolido para então dá lugar ao jeito novo, onde o aluno é participativo, o trabalho é coletivo, e o ensino é dinâmico. Infelizmente, há pessoas que não veêm o letramento digital como uma forma de aprendizagem positiva, devemos ser tolerantes ao diferente, e perceber que esse processo traz consigo alunos que enquanto estão interagindo com outros, sem perceber estão praticando o ato de escrever e ler. O importante é levar aos profissionais de educação a importância do letramento digital na vida escolar.

©2007 '' Por Elke di Barros