quinta-feira, 11 de setembro de 2008

14.08 16º ENCONTRO - CEM 02 OS CONTADORES DE PIADAS


O encontro começou com uma dinâmica muito linda e criativa. Os cursitas tiveram um momento de inspiração, pudemos desenhar e escrevar a respeito de um colega através do cartão. Foi maravilhoso, pois revelou o quanto todos são especiais.

Continuando a nossa programação para aquele lindo dia. Fomos convidados a fazer uma leitura compartilhada do texto "Os contadores de Piada" Prata.

O momento de socialização foi com a nossa tutora Lenita, que nos trouxe um texto sem título. A leitura foi feita e uma dúvida, de quem e de que a autora falava, ficamos na discussão e para nossa surpresa.... A autora falava do SONO.

O nosso objetivo era analisar os textos humorísticos e fazer uma atividade com os gêneros textuais.

Trabalhar com textos humorísticos em sala de aula é bastante válido, pois atrai o interesse do aluno para a aula, refleti sobre os problemas sociais e chama a atenção para os aspectos linguísticos que ajudam a provocar o efeito do humor. Podemos trabalhar de várias maneiras com o texto humorísticos, basta o professor ter a criatividade de planejar uma aula diferenciada para que os alunos sejam motivados e participantes . Na verdade o humor cria um ambiente propício para o desenvolvimento do aprendizado e da criatividade. Com brincadeiras e risos , o aprendizado fica mais fácil, menos cansativo e até mesmo mais fácil de memorizar.



Para finalizar o nosso encontro tivemos algumas apresentações sobre os gêneros textuais. Sugestões trazidas pela professora Lenita.

-Atividade Teatral - Grupo: Maristela, Hélio, Marluce, Luciana e Cristina

- Atividade Horóscopo - Grupo: Ana Paula, Gina, Fernanda, Rosa

Perdão!! Não lembro dos outros grupos. Perdão, Perdão!!!!

Foi isso pessoal.

07.08 - Discussão da Matriz Curricular 15º ENCONTRO

Fomos ao Médio 03 afim de discutir sobre a reformulação da Matriz curricular para o ano de 2009, para a surpresa de todos não tínhamos o material para a discussão, o mesmo foi mandado via e-mail para todas as escolas e que por sua vez não foi repassado para os professores. Marcaram outro encontro e com tarefas para serem realizadas.

31.07.08 - 14 Encontro




O nosso encontro começou com uma leitura compartilhada do texto de Fidêncio Braga, "Nois mudemo"

O texto trabalha a variação linguística de um jovem, que ao mudar para a cidade se sente ridicularizado, após uma correção feita pela professora, "Não se diz "nois mudemo", menino!". Depois desse episódio o menino nunca mais apareceu na escola, mas a professora foi atrás para saber o que havia acontecido e percebeu a grande burrada que cometeu. Pois é, como essa professora existem várias pelo mundo afora. Reprimir, cobrar e oprimir nossos alunos não é o certo e sim rever nossas atitudes enquanto educadoras. Todos têm uma língua materna que precisa ser valorizada e não repudiada.

Após está agradável leitura passamos ao Gêneros e tipos textuais.
Fizemos uma breve explanação a respeito de Gêneros e tipos textuais:

Sobre os gêneros textuais vale ressaltar que são textos materializados em situações comunicativas recorrentes, os quais encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sócio-comunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. Os exemplos que destaco são: carta comercial. carta pessoal, cardápio, bilhete entre outros.

Já os tipos textuais serão aqueles que são definidos pela natureza linguística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo}. Como podemos perceber, os tipos textuais abrangem algumas categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.












©2007 '' Por Elke di Barros