segunda-feira, 28 de julho de 2008

12.06.08 - 10º ENCONTRO



A tarde começou com uma leitura compartilhada:


"Escrever é o jorrar de uma energia que não pode ser contida. Quem escreve vira-se do avesso, exterioriza o que lhe vai na alma, na memória, nos sentidos. Coloca na escrita, ainda que não pareça nem ele tenha disso consciência, pedaços de si próprio, partículas do seu eu que, ao longo da vida, foi construindo." João Norte

Somos capazes de escrever muito mais do que pensamos, basta vermos em nossa volta e iremos perceber que estamos escrevendo a nossa história. Só basta colocar num papel. Isto pode ser o começo para muitos que teme essa ação de escrever. Esse temor só terá fim com a dedicação e a prática diária.

Nossa tutora falou um pouco sobre os encontros passados, Jonas Ribeiro e André Neves e Oficina de Idéias, mencionou sobre a ausência do tutor Maurício e logo em seguida trabalhou com uma dinâmica conosco, "Ditado de Figuras"

A dinâmica para mim não foi nenhum bicho de sete cabeças, pois eu já conhecia, mas vou confessar, quando a fiz pela primeira vez, foi um horror, saiu tudo, menos um trem. A dinâmica serviu para mostrar e colocar a importância dos comandos passados para os nossos alunos, se tivemos dificuldade em entender imaginem eles, devemos tomar muito cuidado ao fazer uma avaliação, essa pode ser escrita ou lida, o importante é que o comando tem que ser o mais esclarecedor possível.

Depois a Lenita mostrou o seu blog e explicou passo a passo a criação de um. Conversou sobre a importância da avaliação.
Na verdade, devemos avaliar o nosso aluno desde o primeiro dia de aula, está avaliação não deve se restringir apenas por atribuição de notas, AF(avaliação formativa), é parte integral do processo pedagógico devendo ocorrer de modo organizado e constante. Muitas vezes, nós professores não nos preocupamos em saber sobre as condições do estudante, simplesmente começamos o ano enchendo o quadro de conteúdo, sem contar, as cobranças feitas aos mesmos. O aluno tem de ser avaliado pelas atividades feitas em sala de aula, ou fora dela e pelas ações praticadas no decorrer das aulas. Ele, como todo ser humano traz uma bagagem de conhecimentos internalizados e como educadores não podemos ignorar este lado cognitivo do alunado. Claro, não quero abolir a avaliação escrita, mesmo porque, ela é tão necessária quanto, só quero esclarecer que temos outros meios de avaliar o nosso discente.
Por fim, entregou algumas apostilas sobre Letramento digital e ensino, para lermos em casa, como atividade a qual será discutido no próximo encontro.


Gifs Animados


Só!!!!! besos e besitos!!!!!

©2007 '' Por Elke di Barros