O primeiro encontro sempre é surpreendente, todos chegam desconfiados e tímidos, interessados somente em saber como será o curso, o que ele terá de novo, uns até já se conhecem de longa data, outros irão aos poucos se conhecendo e se tornarão grandes colegas de profissão.
Aos poucos todos se acomodaram e os tutores poderam se apresentar. Para descontrair o pessoal, foi passado um vídeo muito engraçado, "o sapo professor"
A mocinha passeava à beira de um lago, quando, de repente, apareceu um sapo dizendo: - Olhe, eu sou um professor, solteiro, recém-formado , mas fui transformado em sapo por uma bruxa malvada. Se você me beijar, eu volto ao normal e me caso com você. Seremos felizes para sempre! A mocinha, toda contente, pegou o sapo e o colocou na bolsa. E foi andando para casa. O sapo começou a ficar impaciente e perguntou:- Ei, moça! Quando é que você vai me beijar? Ela respondeu:- Nunca! Um sapo falante dá muito mais dinheiro que um marido professor.
Infelizmente só tenho a história, o vídeo eu não consegui. Depois de muitas risadas,foi nos apresentado um vídeo reflexivo. " O poder da visão"
O poder da visão nos mostra que a cada segundo o mundo está em constante mudança, nós como educadores temos que ter paciência e compreensão com as falhas humanas, enquanto profissionais que somos, precisamos buscar ferramentas para motivar os nossos alunos, resgatando-os para o interesse e a importância de estudar, e por que não, mostrar a eles o prazer de cultivar mais e mais conhecimentos. Para isso, precisamos está sempre nos aperfeiçoando, por isso estou aqui. Para levar ao meu aluno algo novo e prazeroso. Pois, sou uma peça importantíssima nesta cadeia, sou ou melhor, somos capazes de mudar vidas.
Tivemos uma dinâmica muito legal, onde colocamos nossas expectativas em relação ao curso. "Árvore e expectativas do curso".
Depois foi discutido sobre o processo do curso, o qual os tutores apresentaram toda a proposta. Frisaram sobre a avaliação, sendo esta um portifólio eletrônico, onde serão registrados todos os nossos encontros e atividades decorrentes em sala.
Passamos a nossa primeira atividade. Módulo II - Fascículo 1
O que é interagir? É engraçado, mas a todo momento estamos interagindo com pessoas de várias culturas, de religiões e personalidades, pensamentos diferentes e nem nos tamos conta. O mesmo acontece com os nossos alunos e eles nem percebem, ora estão diante de uma televisão, ora em frente a um computador, a um vídeo game, ou até mesmo conversando, lendo um livro ou até mesmo brincando com os coleguinhas da rua. Esta vivência é fabulosa, logo permite termos uma interpretação de mundo, o conhecimento adquirido será levado a sala de aula. Este material será de grande importância ao professor, pois a partir da experiência do aluno que o professor poderá desenvolver as atividades em sala de aula, a oralidade também será um cancho para o docente, permitindo um enriquecimento de idéias, portanto o interagir é uma ação que não poderá está mais desvinculada do processo de ensino aprendizagem. Concluindo, temos que levar em conta toda a bagagem adquirida da nossa criança.
|