quinta-feira, 11 de setembro de 2008

31.07.08 - 14 Encontro




O nosso encontro começou com uma leitura compartilhada do texto de Fidêncio Braga, "Nois mudemo"

O texto trabalha a variação linguística de um jovem, que ao mudar para a cidade se sente ridicularizado, após uma correção feita pela professora, "Não se diz "nois mudemo", menino!". Depois desse episódio o menino nunca mais apareceu na escola, mas a professora foi atrás para saber o que havia acontecido e percebeu a grande burrada que cometeu. Pois é, como essa professora existem várias pelo mundo afora. Reprimir, cobrar e oprimir nossos alunos não é o certo e sim rever nossas atitudes enquanto educadoras. Todos têm uma língua materna que precisa ser valorizada e não repudiada.

Após está agradável leitura passamos ao Gêneros e tipos textuais.
Fizemos uma breve explanação a respeito de Gêneros e tipos textuais:

Sobre os gêneros textuais vale ressaltar que são textos materializados em situações comunicativas recorrentes, os quais encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sócio-comunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. Os exemplos que destaco são: carta comercial. carta pessoal, cardápio, bilhete entre outros.

Já os tipos textuais serão aqueles que são definidos pela natureza linguística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo}. Como podemos perceber, os tipos textuais abrangem algumas categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.












©2007 '' Por Elke di Barros