domingo, 20 de julho de 2008

Análise do Livro Didático - 24.04.2008


O dia foi marcado para trabalhar com o livro didático, esse trabalho nos levou a conhecer melhor a nossa ferramenta.



Apesar de orientar o professor quanto ao conteúdo a ser ministrado na sala de aula, muitas dessas ferramentas deixam-se a desejar. Geralmente, na maioria eles são incompletos, ineficazes e monótonos, levando o professor a buscar outros recursos para enriquecer a sua aula.


O livro analisado pelo nosso grupo foi - "Tudo é linguagem" - Ana Maria Borgatto, Terezinha Bertin, Vera Lúcia Marchezi.

"Tudo é Linguagem"

O LD oferece grande variedades de textos , como: letras de músicas, poesias, informativos, jornalísticos, literários, além de verbais e não verbais. Além da exploração dos textos, há também aqueles que compoem as atividades de produção textual e conhecimentos linguísticos. Este material contribui para a formação do nosso aluno, auxiliando-o nas reflexões e descobertas a respeito da construção de sentidos dos textos, como para a formação do senso crítico frente aos temas e as questões do dia-a-dia. Infelizmente a oralidade é pouca trabalhada neste livro, portanto, o professor precisará buscar recursos , pois o único gênero oral previsto é o debate, sendo a oralidade trabalhada somente em contextos de uso escolar.

Um dos pontos relevantes desse livro é o Projeto de Leitura proposto ao final de cada unidade,

tendo como objetivo tornar o domínio das habilidades de leitura um processo prazeroso e produtivo, através de trabalho coletivo, estruturado em oficinas, em que são focalizadas a intertextualidade e a interdisciplinaridade. A produção de texto também é um ponto que não podemos deixar passar, as atividades são planejadas de modo coerentes e detalhadas favorecendo um desenvolvimento gradual do domínio da escrita. Assim os alunos têm a oportunidade de elaborara textos literários, publicitários, jornalísticos, científicos e outros. No que diz respeito aos conhecimentos linguísticos, a coleção traz uma gramática normativa, através da qual os alunos têm acesso a conteúdos de morforlogia e sintaxe, comuns em etapa de escolarização, além de ortografia, além do que, oferece numerosos exercícios de aplicação, formulados a partir do material de leitura. A quantidade de exemplos e uso de recursos gráficos facilita a apreensão dos conteúdos. O livro é riquíssimo em imagens levando o aluno a fazer uma leitura mais rigorosa.

Os livros didáticos deveriam ser uma ferramenta de ajuda para o professor e de grande signifícado para os estudantes, mas em sua maioria, isso não acontece, em muitos casos vemos os professores tendo que conciliar esse material com o assunto trabalhado e até mesmo com o cotidiano do estudantes, isso se dá porque os autores utilizam textos com mensagens distantes da realidade dos seus leitores, o que não os estimulam a ler. São poucos os LD que têm cumprido o papel desejado no atual processo de ensino-aprendizagem. Aprendi que para uma aula se tornar interessante nós temos que buscar textos que despertem mais interesse nos alunos proporcionando-os possibilidade de desenvolver um pensamento mais crítico. Mas, diante de tudo isso não podemos passar para o aluno que o livro é ruim ou coisa parecida, temos que valorizar esse material, mesmo porque ele não será de todo imprestável, teremos algo aproveitável.

É isso aí. Valeu!!!!!! Ana Paula





©2007 '' Por Elke di Barros