domingo, 15 de junho de 2008

VARIEDADES LINGÜÍSTICAS

Viajando por este imenso país ou assistindo a reportagens, deparamos com riquíssimas línguas, línguas essas que podemos dizer heterogêneas, isso se deve ao fato de uma mesma nação vivenciar várias formas de comunicações, a que chamamos variedades lingüísticas. Todas essas variedades seguem princípios gramáticas considerados corretos, pois temos que levar em conta a região, o grupo sociocultural a que cada falante pertence, status socioeconômico, idade, mercado de trabalho e redes sociais. Então, baseado nestas afirmações podemos dizer que as palavras da avó de Pedro, “juêi”, “muié”, “hospitá”, “trabaio” etc., é uma forma correta representativa do seu grupo familiar/social. Há também jeitos de pronunciar as palavras, há melodias de região para região, “s” (carioca), “o falar cantado do povo bahiano”, etc. Nessa visão, preocupamos em garantir a preservação transmitida por gerações de antepassados, e a cultura de cada região, elementos fundamentais de afirmação de identidades. Ao depararmos com situações como a da avó de Pedro, temos que se policiar para não cair no mesmo erro da professora, corrigir, não é o correto, e sim, levar ao conhecimento de todos os alunos o significado de variações lingüísticas. Trabalhando com eles a importância da cultura e do dialeto de cada região, e que cada indivíduo tem a sua marca presente em seu falar.

Com tudo isso, não podemos de deixar de lado a importância da gramática contextualizada, pois é ela que garantirá ao individuo um lugar de sucesso. Mas como fazer isso? Colocar os alunos em contato com o mundo das letras desde pequenos, será um grande passo, pois aos poucos eles transformarão sua visão de mundo e passarão a ter um novo falar, uma vez que terão que reproduzir aquilo que leram. Outros fatores inerentes que os professores devem adotar são:
- Construir um diálogo com o seu aluno;
- Respeitar e valorizar a expressão individual;
- Desenvolver no seu aluno um pensamento crítico tanto nas atividades de leitura quanto na escrita;
- Estimular a criatividade lingüística na produção de textos orais e escritos;
- Promover o convívio com variantes lingüísticas;
- Ajudá-lo a se tornar um cidadão capaz de usar a língua como instrumento de comunicação e de afirmação da sua identidade.


Que sejam bem-vindas na sala de aula as diversas manifestações do falar, cabendo ao professor a tarefa de organizar um ambiente de troca de experiências, de respeito mútuo, de convivência saudável. Ao ouvir, ao ler, ao descobrir o outro, o aluno vai se aventurando, sem ter medo e arriscando-se a falar, a escrever, a revelar a si próprio.
Salvem, Salvem !!!
Variações Lingüísticas.

Ana Paula

©2007 '' Por Elke di Barros