quarta-feira, 30 de julho de 2008
11º encontro - LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO
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segunda-feira, 28 de julho de 2008
12.06.08 - 10º ENCONTRO

Gifs Animados
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sexta-feira, 25 de julho de 2008
05.06 Oficinas de Idéias 9º ENCONTRO
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 08:27 |
27.05.2008 - Encontrão de Regionais
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15.05.2008 7º Encontro
Começamos com a leitura compatilhada de um texto trazido pela professora Fernanda sobre Variação Linguística. Logo após, um momento de descontração com a Dinâmica da associação de um gesto ao seu nome.
Passamos para a discussão do texto sobre Variação Linguística, o qual é narrado a história da avó do Pedro. Reflexão feita dia 15.06.08
Obs: "Tudo aquilo que é classificado tradicionalmente de "erro" tem uma explicação científica perfeitamente demonstrável. A noção de erro em língua é inaceitável dentro de uma abordagem cientifica dos fenômenos da linguagem."
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terça-feira, 22 de julho de 2008
08.05.2008 - Surpresas a vista!!!!!
da linguagem humana
Status socioeconômico; grau de escolaridade; idade; origem; sexo; mercado de trabalho; rede social
Sociolingüística: É impossível falar sobre a língua sem falar sobre as pessoas que a usam
Avaliação Positiva Avaliação Negativa
Prestígio Estigma
+ Renda - renda
+ Escolaridade - Escolaridade
+ Urbano - urbano
O uso de formas alternativas não determina debilidade mental nem inteligência inferior.
Papel da escola =
- Alertar para existência do preconceito
-desconstrução de toda forma de discriminação e exclusão social
- conhecer os fenômenos sociais e politicos.
4º Grupo - Variedade Linguística é o modo característico de "Falares" de uma determinada região ou tribo (de acordo com o seu grupo social), conclui-se que a língua é um feixe de variedades, um conjunto heterogênico de modos de falar, associados aos diferentes grupos sociais, formando uma sociedade linguística. Vale comentar que essas variações linguísticas ocorrem também de acordo com a idade, grau de instrução, classe social e gênero.
"Respeitar o que o meu aluno escreve e fala, pois é a maneira dele se expressar, sua marca cultural, sua vida. " Hélio.
A tarde foi repleta de atividades, alegrias e surpresas. O nosso colega Hélio recitou para as mães presentes um lindo poema, deixando muitas mães emocionadas.
Ter Mãe
É vivenciar o céu de Deus entre os filhos na terra!
É ser rosa no transpirar, pois o seu corpo para nós é sagrado e tua presença segurança.
É ser cada ser, porque cada um de nós é um pedacinho de ti.
É ser a representação do amor que nos induz à paz, à felicidade, ao sucesso.
Deus quer que sejamos felizes e para issso deixou para todos Sua Essência Divina transplantada no manancial de pureza que chamamos e que amamos: mãe!
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Poema enlatados
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domingo, 20 de julho de 2008
Análise do Livro Didático - 24.04.2008

Os livros didáticos deveriam ser uma ferramenta de ajuda para o professor e de grande signifícado para os estudantes, mas em sua maioria, isso não acontece, em muitos casos vemos os professores tendo que conciliar esse material com o assunto trabalhado e até mesmo com o cotidiano do estudantes, isso se dá porque os autores utilizam textos com mensagens distantes da realidade dos seus leitores, o que não os estimulam a ler. São poucos os LD que têm cumprido o papel desejado no atual processo de ensino-aprendizagem. Aprendi que para uma aula se tornar interessante nós temos que buscar textos que despertem mais interesse nos alunos proporcionando-os possibilidade de desenvolver um pensamento mais crítico. Mas, diante de tudo isso não podemos passar para o aluno que o livro é ruim ou coisa parecida, temos que valorizar esse material, mesmo porque ele não será de todo imprestável, teremos algo aproveitável.
É isso aí. Valeu!!!!!! Ana Paula
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sábado, 19 de julho de 2008
17/04/2008 - MOMENTO MARCANTE
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 14:15 |
sexta-feira, 11 de julho de 2008
2º ENCONTRO - 10/04 - Aulas Interativas.
Depois passamos para uma leitura sequenciada da música ,"Fico assim sem você", - Adriana Calcanhoto. O texto nos traz de mensagem a importância que cada um tem na vida do outro, a verdadeira amizade, ninguém vive só e nem mesmo consegue as coisas sozinhos, precisamos a cada segundo de um colaborador para trilhar a nossa vida.
Os tutores passaram a dinâmica, sendo que cada um tirou um papel com uma frase, e esta tinha que ser completada. "Eu sou a alça sem mala" "Eu sou a alça de sua mala"
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quinta-feira, 26 de junho de 2008
O Encontro
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 16:13 |
segunda-feira, 23 de junho de 2008
O começo
Iniciou-se com um vídeo da FAJESU, pois a instituição não poderia deixar passar uma grande chance como essa, a de levar ao conhecimento daqueles que estavam presentes a propaganda da Faculdade. Logo em seguida, tivemos um momento cultural com o professor Alessandro, onde ele cantou a música de Oswaldo Montenegro "Rituais de Alegria" e recitou algumas de suas poesias.
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 17:02 |
domingo, 15 de junho de 2008
VARIEDADES LINGÜÍSTICAS

Com tudo isso, não podemos de deixar de lado a importância da gramática contextualizada, pois é ela que garantirá ao individuo um lugar de sucesso. Mas como fazer isso? Colocar os alunos em contato com o mundo das letras desde pequenos, será um grande passo, pois aos poucos eles transformarão sua visão de mundo e passarão a ter um novo falar, uma vez que terão que reproduzir aquilo que leram. Outros fatores inerentes que os professores devem adotar são:
Que sejam bem-vindas na sala de aula as diversas manifestações do falar, cabendo ao professor a tarefa de organizar um ambiente de troca de experiências, de respeito mútuo, de convivência saudável. Ao ouvir, ao ler, ao descobrir o outro, o aluno vai se aventurando, sem ter medo e arriscando-se a falar, a escrever, a revelar a si próprio.
Salvem, Salvem !!!
Variações Lingüísticas.
Ana Paula
Postado por FORMAÇÃO CONTINUADA - LINGUA PORTUGUESA - 2008 às 13:21 |