segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto Blog

Trabalhando com blogs


Trabalhando com blogs faz parte do projeto - Brasilidade - CEF 31 Ceilândia no ano 2011. LEV - Leitura e Escrita Virtual, o qual os alunos tem acesso a todos os informes sobre a escola, como também sobre conteúdos e trabalhos. Este blog - LEV, é uma ferramenta utilizada mais para os alunos das 8a séries. Já os alunos das 7a séries tem um blog para cada turma, onde as turmas postam as atividades do dia/semana, como também todos os trabalhos da escola.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

DESMUNDO - O FILME

Desmundo é um show de história, um filme maravilhoso que deveria ser trabalhado em sala de aula, riquíssimo em conteúdo histórico relacionado a Colonização da América e do Brasil, como também a questão do português. Mostra a realidade da época, uma relação entre a liberdade e a escravidão, o amor e o ódio. O enredo conta sobre a vida das pessoas, que por sua vez, eram toscas, rudimentares, mal cheirosas e totalmente sem sentimentalismo. Retrata também sobre a vida das mulheres que chegavam ao país, sendo enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. O sofrimento e as injustiças que eram impostas as mulheres daquela época são bem nítidas no decorrer do filme, sem contar o poder do capitalismo que já era presente, como mostra na passagem em que Francisco compra Oribela com pagamento de duas vacas, a mulher da época era mercadoria e muito barata. Casada e nada satisfeita, mas tendo que aceitar as tradições, a nossa personagem Oribela vai morar no engenho de açúcar com o seu marido Francisco. Com toda sensibilidade e religiosidade ela não fica livre de ser violentada pelo seu marido, o qual é grosseiro e impaciente. Totalmente submissa ao marido e vivendo infeliz ela resolve fugir, tudo em vão, pois é capturada e acorrentada, tendo que viver em um lugar deprimente, cheio de goteiras e sujo. Único contato da moça era com uma índia que a ajudava na recuperação, pois na fuga ela havia machucado os pés, e mais ninguém. No decorrer do filme ela tenta mais uma vez a sua fuga, pedindo ajuda ao Ximeno Dias, na sua passagem pela casa do rapaz, a moça vive dias deslumbrantes, infelizmente, eles são capturados por Francisco que sem piedade mata o nosso português. Ficando Oribela refém mais uma vez da submissão do marido, o filme não mostra claramente de quem é o filho, uma vez que era violentada pelo marido e posta em sedução por Ximeno Dias. A linguagem é bem arcaica, muitas das vezes precisamos voltar o filme para entender o que realmente o personagem está falando, um fato importantíssimo e bem trabalhado no filme. Um belo gancho para se trabalhar em sala de aula, como por exemplo: A história da Língua Portuguesa.
Os personagens retratam realmente a cultura brasileira, e que infelizmente no século em que vivemos existem pessoas que vivem desta forma, mulheres que são subordinadas ao ridículo, submissas ao marido, dependentes e limitadas aos afazeres domésticos, que são violentadas e não tem coragem de denunciar seus agressores. A falta de conhecimento de seus direitos é uma das causas de se sentirem oprimidas. Comparando a forma de tratamento da mulher daquela época com o mundo em que estamos, houve uma grande evolução. Mas, precisamos de muito mais.

©2007 '' Por Elke di Barros